Viagens

Viagens em busca de conhecimento

Lisboa, 2015

Lisboa, 2015
Lisboa, 2015

Em setembro de 2015 um dos seus profissionais, juntamente com um grupo de professores da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) foi participar do congresso internacional CONPAT (XIII Congresso Latino-Americano de Patologia da Construção e XV Congresso de Controle de Qualidade na Construção), foi organizado pelo Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa em Lisboa em Portugal. 

 

O congresso tinha os temas principais como: novos materiais para a construção e reabilitação, construção sustentáveis, gestão das construções, entre outros. 

 

Foi adquirido muito conhecimento ao longo deste congresso, possibilitando a implementação de tecnologias e inovações europeias em nossas obras.

Belém do Pará, 2016

Belém do Pará, 2016
Belém do Pará, 2016

Em abril de 2016 um dos seus profissionais foi com um grupo de professores da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) para participar do congresso nacional CBPAT (Congresso Brasileiro de Patologia das Construções), foi organizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA)em Belém no Pará.

 

O congresso tinha os temas principais como: mecanismos de deterioração, manifestações patológicas, técnicas de reabilitação, entre outros. 

 

Após esse congresso, pode-se salientar que um dos principais aprendizados foi prever futuros problemas que podem vir a acontecer nos edifícios e, durante a construção, evitar que muitas manifestações patológicas (problemas ocasionados por umidade, infiltrações, fissuras na estrutura, entre outras) apareçam após anos de uso da edificação.

Colômbia e Panamá, 2016

Colômbia e Panamá, 2016
Colômbia e Panamá, 2016

Em 2016 o Engenheiro Civil que toma conta em tempo integral da execução das obras foi visitar obras em Bogotá na Colômbia e na Cidade do Panamá no Panamá.

 

No primeiro momento foi visitada a Universidade Santo Thomas, fundada em 1580, na cidade de Bogotá, lá alguns alunos de pós-graduação apresentaram trabalhos de engenharia civil na área de patologia das construções. Depois disto, foram visitadas duas obras: um prédio de aproximadamente 200 metros de altura e; uma obra de alto padrão com apartamentos de até 400m².

 

Após, o Engenheiro foi à Cidade do Panamá, lá foram visitadas três obras grandes da Odebrecht.

 

A primeira obra foi no canteiro de obras da nova linha do metrô da cidade, na qual deu para aprender muito e ver a qualidade e agilidade que eram executadas as vigas e pilares pré-moldados que estavam sendo usadas nas obras do metrô. Usavam tecnologias e materiais inovadores para a construções das mesmas.

 

A segunda obra visitada na Cidade do Panamá foi a Expansão do Aeroporto de Tocumen.

 

Por fim, foram visitadas obras na cidade de Colón, as quais eram praticamente o desenvolvimento de uma cidade nova, chamada de Nueva Colón, na qual estava sendo executado 5.000 apartamentos, distribuídos em 167 edifícios. Nesta obra deu para aprender muito sobre gerenciamento de obra e logística, utilizando o sistema KANBAN aplicado na construção civil.

 

Nesta viagem se conheceu e aprendeu muito sobre gerenciamento, novas tecnologias e acabamentos. Conhecimentos, estes, que vêm sendo implementadas por nossa empresa aqui no Brasil.

Itália, Austria, Lichtenstein, Alemanha e Bélgica, 2017

Itália, Austria, Lichtenstein, Alemanha e Bélgica, 2017
Itália, Austria, Lichtenstein, Alemanha e Bélgica, 2017

Em 2017 o Engenheiro Civil que toma conta em tempo integral da execução das obras foi visitar obras na Europa, nos seguintes países: Italia, Austria, Alemanha, Suíça, Liechtenstein e Bélgica.

 

Na cidade de Brixen, no norte da Itália, foi visitada uma empresa de pré-fabricados PROGRESS. A visita foi iniciada no showroom da empresa, no qual foram apresentados todos os produtos que ela fabricava em concreto, como por exemplo: painéis verticais, lajes nervuradas, lajes maciças, entre outras. Durante a visitação da fábrica, foram, também apresentados todas as etapas de produção, desde o planejamento do projeto, até a finalização do produto. Por fim, visitou-se edificações com o uso de painéis pré-fabricados, blocos cerâmicos, drywall e lajes treliçadas.

 

Em Innsbruck, na Áustria, fora visitada uma obra toda feita com painéis pré-fabricados confeccionados pela PROGRESS, com paredes internas feitas de gesso acartonado (drywall).

 

Em Schaan, em Liechtenstein, visitou a sede da HILTI. Os principais produtos que foram apresentados são de proteção passiva, selagem corta-fogo e chumbadores químicos, bem como a forma correta de aplicação destes materiais.

 

Em Stuhlingen, na Alemanha, visitou a empresa STO, a qual é voltada ao ramo de revestimentos de fachada, no qual há soluções muito interessantes para isolamento térmico. Após a visitação da fábrica foram conhecer empreendimentos já concluídos que foram construídos com estes sistemas. 

 

Em Gante, na Bélgica, visitou a Universidade de Gante, recepcionados pelo Prof. Dr. Geert De Schutter, uma das maiores referencias em concreto auto adensável do mundo. Foram visitados o setor de engenharia da universidade e também os seus laboratórios.

 

Estas visitas são muito importantes para o crescimento e conhecimento da CAST Empreendimento, conhecendo sistemas inovadores em outros países e os aplicando em seus empreendimentos, aumentando assim muito a qualidade de seus produtos.

Estados Unidos, 2017

Estados Unidos, 2017
Estados Unidos, 2017

Na cidade de Bradenton, na Florida, EUA, foram visitadas diversas obras de pequeno e grande porte. 

 

As obras são muito bem planejadas, gerenciadas e executadas. Com um bom acabamento, as paredes internas são construídas em drywall, esta técnica já é utilizada na Europa e nos Estados Unidos há mais de 100 anos. Esse sistema de parede tem muitas vantagens se bem executadas, tais como:

 

  • Bom isolamento acústico, com uso de isolante acústicos entre as chapas de gesso;
  • Bom isolamento térmico;
  • Mais fácil de fazer reformas;
  • Facilidade de manutenção (mais fácil de adicionar instalações elétricas e hidráulicas após anos de uso);

 

Com o tempo a empresa irá começar a introduzir esta tecnologia que já está difundida no mundo para suas construções, para que possamos melhorar cada vez mais a qualidade de nossos produtos, visando sempre a satisfação do Cliente.

Chile e Argentina, 2018

Chile e Argentina, 2018
Chile e Argentina, 2018

Em abril de 2018, fomos ao Chile e Argentina, fazer visitação de obras e empresas ligadas a construção civil.

 

No primeiro momento visitou-se, em Santiago, a filial da empresa alemã STO, para ver e aprender mais sobre sistemas de revestimento de fachada. A STO tem o sistema EIFs que é o isolamento térmico da fachada externa, esse sistema é muito utilizado na Europa.

 

Logo após fora visitada a construção do Hospital de Santiago, para ver as diferente formas e sistemas de selagem corta fogo da empresa americana STI Firestop.  

 

A última visita em Santiago foi a fábrica americana da LP, principal distribuidora de chapas de OSB (chapa compensada para utilização em paredes drywall) do mundo.

 

Seguindo em direção à Mendoza, na Argentina, lá foi visitada a Universidad Nacional de Cuyo, para ver sistemas de amortecimento para estruturas em caso de terremotos.

 

Esta viagem foi muito válida para aprendermos mais sobre os materiais que compõe o sistema da parede de drywall. Com o tempo a empresa irá começar a introduzir esta tecnologia que já está difundida no mundo para suas construções, para que possamos melhorar cada vez mais a qualidade de nossos produtos, visando sempre a satisfação do cliente.

Balneario Camboriú, 2018

Balneario Camboriú, 2018
Balneario Camboriú, 2018

Balneário Camboriú é uma cidade muito famosa por suas construções extremamente altas.

 

No dia 9 de novembro de 2018, o engenheiro da empresa foi até lá para visitar as construções das obras mais altas do Brasil.

 

Foram visitadas obras de três empreendimentos: o Yachthouse da construtora Pasqualotto e GT, com 81 pavimentos, terá 274 metros de altura; o Infinity Coast da construtora FG, com 69 pavimentos, tem 240 metros de altura e; o Serendipity Village da construtora Embraed, com 44 pavimentos, tem 152 metros de altura.

 

Estas obras possuem o que há de mais moderno em termos de estruturas de concreto armado, projeto hidrossanitário, projeto elétrico e PPCI. Nossa empresa sempre está em busca de conhecimento e inovações, visitando obras no Brasil e no exterior, para sempre superar as expectativas dos clientes entregando empreendimentos de alta qualidade, desde o projeto até os acabamentos finais.

São Paulo, 2019

São Paulo, 2019
São Paulo, 2019

Nos dias 9 e 10 de abril de 2019 fomos em uma missão técnica em São Paulo, na qual foram visitados diversos empreendiementos, entre eles a obra Cidade Matarazzo, a feira Feicon Batimat e o centro de pesquisa da empresa Saint-Gobain.

 

CIDADE MATARAZZO, originalmente onde está sendo executada esta obra era o Hospital Matarazzo, próximo à Avenida Paulista, foi construído em 1904 e teve falência decretada em 1993. O terreno com 27.000 m², há diversos prédios que foram tombados pelo Patrimônio Histórico (hospital, capela e maternidade) foi adquirido pelo empresário francês Alexandre Allard por R$ 117 milhões. O maior desafio desta obra era escavar os 8 níveis de subsolos abaixo destas construções e manter a integridade das estruturas. Onde era o hospital terá diversas lojas e restaurantes, a capela será toda ela restaurada onde haverá missas e casamentos, a maternidade vai ser um hotel 6 estrelas e ao lado terá um prédio com apartamentos luxuosos para a venda de 100 à 800m². Atualmente é a maior obra da América Latina, orçada em R$ 2 bilhões. 

 

FEICON BATIMAT, é um evento que reúne o setor da construção civil e arquitetura. A feira está em sua 25ª edição, é um evento que é considerado uma plataforma de inspiração, inovação, conhecimento e relacionamento. Nela à diversas empresas de diferentes áreas que atuam na construção civil, mostrando as inovações do setor. 

 

SAINT-GOBAIN, é uma empresa muito inovadora, está presente em 68 países, possui 170.000 colaboradores, 8 centros de pesquisas em todo o mundo. Algumas das empresas que estão presentes no setor da construção civil do grupo Saint-Gobain são: Brasilit, Weber Quartzolite, Placo (gesso acartonado), Norton, Pam, Telhanorte, Isover, entre muitas outras. O centro de pesquisas que visitamos é o único do Hemisfério Sul. Ali é pesquisado sobre a Física das Construções que tem como objetivo propor sistemas construtivos que contemplam eficiência energética, impacto ambiental e conforto dos usuários, avaliam conforto térmico, acústico, visual e qualidade do ar interior. 

 

Esta é a 7ª missão técnica que participamos, com isso a empresa está aumentando, cada vez mais a qualidade de seus produtos, conhecimento e inovação, pensando unicamente na satisfação do cliente.

São Paulo, 2020

São Paulo, 2020
São Paulo, 2020

No dia 12 de fevereiro de 2020, fomos à São Paulo no evento Construtech, organizado pela StartSe.

 

Neste evento estavam presentes grandes empresas que fomentam a inovação no ramo da construção civil, e que estão causando grande impacto na forma de aperfeiçoar e investir neste mercado. Entre diversas palestras, duas foram feitas por fundadores de duas construtechs (startup do ramo da construção civil) que são unicórnio (empresa de capital fechado que vale mais de 1 bilhão de dólares) a Loft e a Quinto Andar.

 

A revolução da construção já iniciou, neste evento estivemos em contato com tecnologias inovadoras que estão moldando as novas tendências para diversos segmentos da construção civil, desde a gestão da obra e projetos até a venda de imóveis. Além de poder trocar experiência com outros profissionais da área.

 

Estamos em constante atualização através de pós-graduações, cursos, palestras, eventos e missões técnicas nacionais e internacionais. Visamos sempre a maior satisfação do cliente, pois isso, é o que nos mais motiva.

São Paulo, 2021

Alexandre em frente ao empreendimento.
Alexandre em frente ao empreendimento.

Foi visitado o edifício Urbic Vila Mariana, da empresa Urbic. É um empreendimento com 12 pavimentos e conta com 109 apartamentos studios. Com estrutura metálica nos pilares e vigas, laje e fachada pré fabricada em concreto. Este prédio desde sua fundação até a entrega levou 1 ano. Na ocasião quem acompanhou a visita foi o engenheiro Luiz Henrique Ceotto referência nacional em construção industrializada.

Newsletter

Acompanhe novidades da empresa
e os próximos empreendimentos!
Ao se cadastrar você concorda com a política de privacidade e em receber o newsletter.

Todos os campos devem ser preenchidos
WhatsApp da ASTHE Empreendimentos